Exames para detecção da Gravidez, quais diferenças?
Saiba um pouco mais de como tratar bem sua saúde
29/03/2019
12:10:45
5 comentários
O beta HCG é um hormônio produzido pelo organismo durante a gestação pelas células precursoras da placenta. A sigla Beta hCG refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana.
Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião.
Temos dois tipos básicos de exame para identificar uma gravidez, o teste BHCG quantitativo e o BHCG qualitativo.
O teste BHCG qualitativo vai informar apenas se existe ou não uma gravidez, ou seja, o resultado do laudo deste exame será “Positivo” ou então “Negativo”, nosso laboratório realiza esse exame e libera o resultado em até 2h após a coleta.
No caso do teste Beta HCG quantitativo, o resultado fornece valores numéricos, onde poderá comparar este resultado em uma tabela que fornecem valores que indicam aproximadamente o tempo de gestação, nosso laboratório realiza esse exame e libera o resultado em até 2 dias após a coleta.
É recomendado que o exame de sangue de gravidez seja realizado após o atraso na menstruação para que os resultados sejam mais confiáveis, no entanto também pode ser realizado antes do atraso, mas há chance de haver resultado falso-negativo.
No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo e a mulher apresenta sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois.
Não é necessária prescrição médica nem jejum para fazer o exame, somente apresentar documento com foto.
O exame do Beta hCG sanguíneo é o método diagnóstico de gravidez com acurácia mais elevada. Quando colhido na época certa e interpretado corretamente, ele apresenta uma taxa de acerto próxima de 100%.