Marcadores Cardíacos
Saiba um pouco mais de como tratar bem sua saúde
08/08/2014
17:04:26

Mioglobina, Creatinina Quinase MB (CK-MB) e Troponina I Cardíaca são proteínas liberadas na corrente sanguínea após dano cardíaco. Mioglobina é uma proteína-heme encontrada normalmente no músculo esquelético e cardíaco. Quando as células musculares são danificadas, a mioglobina é liberada rapidamente na corrente sanguínea. Os níveis de Mioglobina aumentam de 2-4 horas após infarto, com pico entre 9 a 12 horas, retornando aos níveis basais entre 24 - 36 horas.

CK-MB é uma isoenzima da Creatinina Quinase principalmente envolvida no metabolismo do tecido muscular cardíaco. A liberação de CK-MB no sangue após IM pode ser detectada dentro de 3-8 horas após o início dos sintomas. Seu pico ocorre entre 9 a 30 horas, e retorna aos níveis basais dentro de 48 a 72 horas.


Troponina I cardíaca é uma proteína encontrada no músculo cardíaco fazendo parte de um complexo de três subunidades - Troponina T e Troponina C. Juntamente com a tropomiosina, este complexo estrutural forma o componente principal que controla a atividade de ATPase sensível ao cálcio da actomiosina em músculo cardíaco e esquelético estriado. Após a ocorrência de dano cardíaco, a Troponina I é liberada no sangue de 4-6 horas após o início da dor. O padrão de liberação de Troponina I é similar ao CK-MB, porém, enquanto os níveis de CK-MB retornam ao normal após 72 horas, a Troponina I permanece elevada por 6-10 dias, fornecendo assim uma janela maior para a detecção de dano cardíaco.


Referência:
Tratado de Cardiologia SOCESP - Ari Timerman - Edson Stefanini - Carlos V. Serrano Jr – 2005 - 2ª Edição

Deixe um comentário
Receba nossas novidades
Cadastre seu e-mail e receba nossas ofertas e notícias
Copyright 2014 © Todos os direitos reservados.