Exame de Colesterol, porque CONTROLAR
Saiba um pouco mais de como tratar bem sua saúde
02/08/2016
14:37:43

Colesterol

 

Trata-se de um componente vital para o funcionamento das células, sempre e quando estiver nos níveis adequados. Encontra-se na maioria dos seres vivos, e, ajuda a formar estruturas e glândulas.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:

  1. a) endógena – o colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado.
    b) exógena – o colesterol também pode ser adquirido através dos alimentos.

 

Tipos de Colesterol

Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue, da mesma forma que gotas de óleo não se dissolvem na água. Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. As principais são:

– VLDL (Very low-density lipoprotein)
– LDL (Low-density lipoprotein)
– HDL ( High-density lipoprotein)

Enquanto o LDL e o VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim.

A produção das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.

Importância

Ao dosarmos os valores das lipoproteínas transportadoras LDL, VLDL e HDL temos uma avaliação indireta da quantidade e da qualidade do colesterol que circula em nosso sangue. Saber quais são os valores de HDL e LDL é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável para o coração. Você pode descobrir quais são os seus valores ao fazer o lipidograma, exame usado para dosar as lipoproteínas e avaliar os níveis de colesterol sanguíneos.

Colesterol Alto

Uma das principais causas do colesterol sanguíneo elevado é comer muita gordura saturada. Depósitos de gordura se acumulam nas artérias, fazendo com que o espaço livre em seu interior diminua, colocando pressão no coração e tornando mais difícil bombear sangue pelo corpo. Por isso, aumenta o risco de doença arterial coronariana, que é a causa número um de mortes ao redor do mundo.

A boa notícia, no entanto, é que pequenas mudanças na alimentação e estilo de vida muitas vezes é tudo o que precisa para manter o colesterol em níveis adequados, ou para reduzi-lo se já estiver elevado.

 

Faça seu exame no LABORATÓRIO PASTEUR, e receba seu resultado em minutos.

 

Estudo realizado por: 

Dra. Samanta Motta Ribeiro (CRMB 2545)

Deixe um comentário
Receba nossas novidades
Cadastre seu e-mail e receba nossas ofertas e notícias
Copyright 2014 © Todos os direitos reservados.