Exame de urina e sua importância
Saiba um pouco mais de como tratar bem sua saúde
19/07/2016
12:32:03

A importância do exame de Urina

 

A urinálise é a ciência que estuda e compreende as características físicas, químicas e microscópicas da urina. O exame de urina é extremamente importante para avaliar a função renal, e deve ser realizado com frequência. Com este exame é possível diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso das doenças no organismo e acompanhar o tratamento.
É muito importante que a coleta de urina seja feita de forma adequada, pois existem alguns interferentes durante esse processo. Devem-se utilizar os frascos limpos e secos que o laboratorio fornce para a coleta da amostra, e deve ser feita a higenização pessoal antes da coleta. O ideal é a coleta da primeira urina da manhã, efetuada de preferência no próprio laboratório.

Como a urina é formada?

A urina é formada pelos rins, sendo na verdade um ultrafiltrado do plasma, do qual foram reabsorvidos componentes essenciais ao metabolismo, como água, glicose, aminoácidos, etc. Ela é formada por uréia e algumas outras substâncias dissolvidas em água. As concentrações destas substâncias podem variar de acordo com metabolismo, ingesta alimentar, atividade física, função endócrina e até posição do corpo

Quais são as características físicas e químicas da urina?

As características físicas da urina são analisadas na primeira etapa do exame, observando a cor, o cheiro, o aspecto e o volume. Uma urina normal tem, normalmente, coloração amarela ou amarela clara. A cor é extremamente importante, pois através dela é possível ter uma ideia do funcionamento normal ou da presença de alguma patologia.
A urina possui um cheiro característico, chamado de Suis Generis (S.G.). Também, possui um aspecto claro e transparente, que pode variar devido a mudança do pH, temperatura e saturação. Não existe um valor normal para o volume da urina, na maioria das vezes a quantidade de urina é maior durante o dia e menor durante a noite.
O volume de urina excretado pode variar de acordo com: - A alimentação; - O exercício físico; - Ingestão de líquidos; - Temperatura.

Os aspectos químicos são analisados na segunda etapa, utilizando uma tira de plástico. Esta fita possui áreas de papeis com reagentes especiais que irão reagir com a urina, permitindo que a analise seja realizada de modo mais rápido e mais sensível. As principais funções da fita são triagem de exames bioquímicos, exames de emergência e controle de indivíduos diabéticos.

análise microscópica corresponde a ultima fase do exame de urina. Está etapa é muito importante, pois fornece informações diferentes das situações do organismo, tais como:
- Metabolismo dos açucares ;- Função hepática; - Função renal

sedimentoscopia tem como principal finalidade detectar e identificar elementos como as hemácias, leucócitos, células epiteliais, bactérias, leveduras, parasitas, mucos, espermatozoides e cristais.

 

Estudo realizado por:

Dra. Livia Martins Bruchchen (CRBM: 2540)

 

Deixe um comentário
Receba nossas novidades
Cadastre seu e-mail e receba nossas ofertas e notícias
Copyright 2014 © Todos os direitos reservados.